sábado, 23 de abril de 2011

Pe. Fábio: “A vida sacerdotal é uma ousada tentativa de antecipar (…) aquilo que já é eterno”

DGM Noticias Evangélicas do mundo hoje.



Pergunta da plateia: Por que o padre não pode casar se é a mesma Bíblia e o pastor casa?

Padre Fábio de Melo: Nós não podemos… Não é que a gente não pode. [Aplausos] Às vezes, quando a gente fala que o padre não pode casar, a gente restringe muito a resposta. Ela é muito mais ampla. Nós temos três motivos pelos quais nós não nos casamos, que são palavras muito complicadas: o motivo escatológico, eclesiológico e cristológico. (…) Quando eu não me caso, eu estou, num primeiro momento, assumindo o meu casamento com a Igreja – a dimensão eclesiológica; quando não me caso, estou assumindo uma dimensão escatológica, isto é, no futuro, na eternidade, não existe mais essa identificação do marido e mulher; na eternidade, somos todos iguais, então, a vida sacerdotal é uma ousada tentativa de antecipar no tempo aquilo que já é eterno. O terceiro motivo, cristológico: Jesus não se casou, a comunidade cristã segue a partir do testemunho que afirma isso, e, pra mim, no meu caso, eu não me caso – ninguém me obrigou (eu sou padre livremente) – porque, pra exercer a vida que eu exerço, para ter a liberdade que eu preciso ter, eu tenho consciência que a castidade é o melhor caminho que eu preciso seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário