quinta-feira, 11 de junho de 2009

Estou de FÉRIAS!!! (e porque ODEIO a Faculdade)

DGM Noticias Evangélicas do mundo hoje.

Estou de FÉRIAS!!! (e porque ODEIO a Faculdade)

Posted: 10 Jun 2009 03:40 PM PDT

Uhuuu já passei em tudo, estou de férias!!! Só falta inglês porque não deu para ir na prova, mas essa eu "garantio"!

Agora serei 10x mais produtivo, 20x mais disposto, 30x mais social e INFINITAMENTE mais feliz! :D

\o/

Olha, tenho que ser honesto aqui: eu ODEIO escola, sempre odiei e sempre fui correspondido.

Passar... sempre passei, sem problemas. A motivação era não ficar nem um dia além do necessário.

E estranho né... gosto de ler, adoro trabalhar, amo aprender! Mas sala de aula beira o insuportável! É como se fosse um problema genético, uma incompatibilidade de DNA! rsrs :-P

Sentado lá na última fileira, sou outra pessoa! Mal-humorado, sonolento, morrendo... é como se tivesse um buraco negro ali, sugando minha energia.

Olha o buraco negro aí

E não é NADA pessoal. Adoro meus colegas de sala, gosto dos professores e aprendi coisas bacanas! Mas do ponto de vista prático, é um investimento enorme de dinheiro e tempo pra um baixíssimo retorno! Na internet, nos livros, conversando e fazendo... aprendi mais e melhor!

Também não é a minha faculdade, mas em todas as escolas que estudei! Fiz 1 ano de engenharia agrícola na Unicamp e muito do que ensinavam era inútil, inaplicável ou insuportável!

E não sou eu o problema. Entre as pessoas mais inteligentes que conheço, várias repetiram de ano ou nem têm faculdade. Na minha vida profissional já cansei de ver gente com ótima formação e incompetente no trabalho!

O problema está na estrutura da coisa. Nossos moldes para ensino são arcaicos, os mesmos da época dos sofistas gregos a 3.000 anos atrás! É uma eternidade em que não evoluímos praticamente NADA!

Isso porque educação é o fator PRINCIPAL no desenvolvimento de um país. Mas parece que funciona ao contrário:
Ao invés de estimular a criatividade, padroniza o pensamento e mata a criatividade.
Ao invés de desenvolver a vocação do aluno, manda ele fazer outras coisas.
Ao invés de levantar questões e ensinar os alunos a buscarem respostas, os professores dão respostas prontas (às vezes erradas).
Ao invés de incentivar a participação e a democracia, reina a tirania.
Ao invés de celebrar às mudanças e a novidade, defende o velho e a mesmice.

Nessa os alunos fingem que aprendem, os professores fingem que ensinam... e o que mais me admira: as empresas e sociedade fingem que esse sistema milenar decadente funciona!

É uma hipocrisia tão difundida que mesmo odiando sou obrigado a me submeter (ou terei muito mais dificuldade) para ganhar uma promoção ou arrumar um emprego melhor.

zzzzz

Não acho que seja culpa dos professores. Muitos realmente são comprometidos em construir um futuro melhor, mas são forçados a se adequar. Além do salário aviltante, são muitas vezes vítimas da violência de pais e alunos, o que é inaceitável.

Mas para aqueles que conseguem superar esses obstáculos e encontram-se numa condição mais favorável... por favor, não reproduzam esse sistema o qual já sabemos, NÃO FUNCIONA!

Sei que é muito difícil! Apesar de eu ser um aluno revoltado, já trabalhei 1 ano como professor e sei que era difícil. Mas se não mudar isso, seu objetivo de preparar verdadeiramente pessoas para um futuro melhor estará indo para o ralo!

Digo aos professores:
PAREM DE DAR RESPOSTAS. Façam perguntas. Deixe-os raciocinar, buscar respostas, buscar novas perguntas... e então perguntem de novo.
Oriente, mostre caminhos e então, deixe-os caminhar!
A função do professor é inspirar, dividir experiências e coordenar o trabalho colaborativo dos alunos... para que aprendam a desenvolver todo o potencial da sua criatividade e aptidões.
A função do professor não é adestrar, nem dar respostas prontas, nem ficar repetindo que nem papagaio o que está no livro.
Domine a Tecnologia (blogs, wikis, grupos de e-mails, youtube, power point... é o mínimo)
Não precisa ter medo de um aluno saber algo que você não sabe, você não é uma enciclopédia, você é um orientador

Digo aos alunos:
Sua educação é SUA RESPONSABILIDADE. Não aceite respostas prontas de ninguém. Procure em várias fontes, analise e forme SUAS OPINIÕES filtrando sempre com a SUA RAZÃO.
Aprenda a Aprender
Aprenda a se Expressar oralmente e pela escrita
Aprenda usar a Tecnologia
Aprenda a Colaborar e trabalhar com outras pessoas
Desenvolva suas Aptidões e sua Criatividade
Questione sempre e mostre na sua faculdade, com seus resultados, que é assim que se aprende mais.

Quer REALMENTE aprender algo? Todo mundo é capaz de aprender QUALQUER coisa.

Se não sabe nada sobre o assunto, comece pelo começo: procure na internet, peça dicas em comunidades, leia livros da área, converse com pessoas com experiência prática naquilo que você quer, põe a mão na massa... e você vai aprender, seja o que for!

Tudo é difícil quando a gente não sabe, conforme vamos aprendendo, vai ficando fácil! ;)

Enfim, chega de revolta! Escola sempre vai existir e é importante, professores idem, aprender mais ainda... só acho que do jeito que tá, não dá! rsrs

Agora quero mais é aproveitar BEMMM minhas férias da facul! Vou conseguir me dedicar bem mais ao trabalho, às pessoas que eu gosto e bemmm mais ao blog! E logo já me formo também, ai com o diploma na mão vai tá beleza!

E aqui no blog tô com vários posts pra fazer! Principalmente sobre livros e filmes.. quem me acompanhar, verá! ;)

Links Relacionados:
Faculdade é TRANSFERÊNCIA de MEDIOCRIDADE?
"Estudo Errado", Gabriel O Pensador (letra da música)
Uma Visão dos Estudantes de Hoje
Morreu o MELHOR professor

Veja o que o Calvim acha! rs


Visite o Blog do Nicolas
Postado pelo Pr.Dilson em: Link: DGM Noticias Sociais Evangélicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário