domingo, 21 de junho de 2009

FAB resgata brasileiros da Costa do Marfim

DGM Noticias Evangélicas do mundo hoje.

FAB resgata brasileiros da Costa do Marfim


Cinco mil estrangeiros deixaram o país nos últimos dias devido à violência


LETÍCIA SANDER
Agência RBS/Brasília



A crescente onda de violência na Costa do Marfim, na África Ocidental, levou o governo Lula a lançar uma operação de resgate dos brasileiros que viviam no país.

Um Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou a base aérea de Recife às pressas, por volta da meia-noite de sábado, em direção a Abidjan, capital administrativa da Costa do Marfim. Às 19h de ontem, a missão já estava encerrada, com o grupo - pelo menos 16 pessoas - chegando a Recife. De Pernambuco, o avião seguiria para o Rio de Janeiro.

- As comunidades estrangeiras poderiam receber retaliações por parte dos envolvidos no conflito. Por isso, o governo decidiu atender ao pedido dos brasileiros, e lançar o resgate - explicou a Zero Hora um diplomata do Itamaraty, que não quis se identificar.

Dos brasileiros que foram resgatados, a maioria iria ainda ontem para São Paulo. Não havia gaúchos no grupo. Segundo o Itamaraty, a comunidade brasileira na Costa do Marfim é estimada em cerca de 30 pessoas.

Na ida, estavam a bordo do Hércules, além da tripulação, 13 outros militares, especialistas em operações especiais. Eles ficarão na Costa do Marfim por tempo indeterminado, com a missão de garantir a segurança da embaixada do Brasil em Abidjan. Um diplomata argentino pegou carona na missão brasileira. Ele retornou ontem, mas a previsão de que cidadãos argentinos deixariam a Costa do Marfim a bordo da aeronave da FAB não se confirmou. No total, a aeronave permaneceu cinco horas em solo africano.

A retirada dos brasileiros é parte da fuga generalizada dos estrangeiros que moram na Costa do Marfim. Segundo a BBC, 5 mil estrangeiros teriam deixado o país nos últimos dias, temendo o recrudescimento da violência.

Últimas noticias:
EUA fecham embaixada na Costa do Marfim

Os Estados Unidos fecharam hoje a sua embaixada na Costa do Marfim e aconselharam os cidadãos norte-americanos que estão nesse país a permanecerem em suas casas, depois de um sangrento levante militar que o governo qualificou de uma tentativa de golpe de Estado.
"Não está claro a esta altura se foi uma tentativa de golpe ou se simplesmente se tratou de um motim militar", disse Lynn Cassel, um dos porta-vozes do Departamento de Estado. De qualquer modo, "os Estados Unidos condenam qualquer tentativa de usar a força militar para depor um governo civil", o que acrescentou Lynn Cassel.

Os combates que começaram na manhã de hoje provocaram pelo menos 80 mortes e 150 feridos em Abidjan entre as forças ligadas ao governo. O governo da Costa do Marfim instaurou por decreto hoje à noite um toque de recolher das 18h às 8h até 24 de setembro em todo o território.


Incendiada embaixada da França na Costa do Marfim
07h39 - 26/01/2003

ABIDJAN, 26 jan (AFP) - Uma parte da embaixada da França em Abidjan foi incendiada na manhã deste domingo por alguns dos milhares de manifestantes que protestavam contra o acordo de paz firmado na França pelas partes em conflito, comprovou um repórter da AFP.

O presidente francês, Jacques Chirac, pediu a seu colega da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, que tome as medidas necessárias para conseguir a calma na capital, segundo fontes do Palácio do Eliseu.

Chirac havia inaugurado ontem em Paris uma reunião de cúpula de chefes de Estado africanos, que durante dois dias tentará ratificar um acordo para acabar com a guerra na Costa do Marfim, na presença do secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

Os participantes na conferência sobre a Costa do Marfim chegaram sexta-feira em Marcoussis (arredores de Paris) a um acordo para manter o presidente Laurent Gbagbo até o final de seu mandato. O mandato presidencial de Gbagbo vai até 2005.

Os rebeldes, que ocupam a metade da Costa do Marfim desde o levante de 19 de setembro do ano passado, exigem a renúncia do presidente e a organização de eleições antecipadas.



Extraido de Noticias de Zero Hora, em "Defesa @ Net"

Postado pelo Pr.Dilson: "Um Ministério de Amor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário